ÉMILE DURKHEIM: “Arquiteto e Herói Fundador”
Na época onde as ideias e os valores da velha ordem social, estavam sendo destruídos pela Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Uma Europa, conturbada por guerras e em um processo de modernização, se fez presente no cenário onde Emile Durkheim viveu. Considerado um dos pensadores mais importantes da Sociologia, Durkheim contribuiu para a sua consolidação como sendo uma ciência empírica e a inseriu como disciplina acadêmica. Sendo assim o primeiro professor universitário dessa matéria. Para situar seus pensamentos ele utilizava de referências como os novos conceitos revolucionários, e o principio de algumas ideias que estavam sendo formadas por Saint-Simon e Auguste Comte.
Émile Durkheim foi o fundador da Escola Francesa de Sociologia, nasceu em Épinal, no departamento francês dos Vosges, em 15 de abril de 1858, filho de família judia, decidiu não seguir o rabinato que era tradição em sua família e seguiu sua carreira acadêmica, morreu em 15 de novembro de 1917, em Paris, como consequência da tristeza por ter perdido o filho durante a Primeira Guerra Mundial.
Ele foi formado em Filosofia pela Escola Normal Superior de Paris, estudou também Ciências Sociais e recebeu influências de algumas ideias iluministas, mas todo o seu trabalho teve como campo da Sociologia, suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897);
Considerado o líder do realismo sociológico, dedicou-se para transformar a Sociologia em uma ciência objetiva, análoga às ciências da natureza. E foi em busca de tal propósito que ele tentou construir as principais hipóteses para chegar a esse objetivo.
Partindo da análise de que o social é uma realidade do seu próprio gênero, com vida e características singulares. Neste social que surge e se desenvolve, a teoria de Durkheim, onde é apresentado o seu método para estudar os fatos sociais.
2 A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM
2.1