Édipo rei
Nascido em Atenas, no 476 a.C., Sófocles foi um dos mais aclamados dramaturgos, tendo vencido diversas competições das quais participava. Criou inovações na dramaturgia, como a inserção de 3 personagens em uma cena. A trilogia composta por “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona” é de sua autoria, o primeiro texto foi escrito aproximadamente em 427 a.C.
2- EXPLIQUE RESUMIDAMENTE A TEMÁTICA DE DUAS OBRAS IMPORTANTES DE SÓFOCLES: “ÉDIPO EM COLONO” E “ANTÍGONA”.
ÉDIPO EM COLONO: A temática da obra gira em torno de grandes conflitos familiares, a exemplo das brigas de Édipo com seus filhos homens e as disputas entre seus quatro filhos Etéocles, Ismênia, Antígona e Polínice pelo governo de Tebas.
ANTÍGONA: A temática do texto é marcada por mortes e assuntos fúnebres, como a definição de enterrar um irmão de Antígona e deixar o corpo do outro para ser devorado por cachorros.
3- PESQUISE SOBRE OS ANTECEDENTES QUE MARCARAM A HISTÓRIA DE ÉDIPO.
Os antecedentes da história de Édipo consistem na maldição sofrida pelo Rei Laios (pai de Édipo) que dizia que seu filho primogênito mataria o pai e se casaria com a mãe (sua esposa, Jocasta). Com medo, o Rei ordena que ao nascer, seu filho fosse morto, mas, devido à ajuda de um pastor, Édipo sobrevive e é adotado pela família real de Corinto.
4- ELABORE UM TEXTO RESUMINDO A TRAGÉDIA ÉDIPO REI. A tragédia Édipo Rei inicia-se com Laios, rei de Tebas, sendo amaldiçoado pelos deuses devido à sua homossexualidade. Tal maldição definia que seu filho, Édipo, o mataria e se casaria com sua esposa Jocasta. Laios ordena, então, que ao nascer, seu filho seja morto, entretano o bebê sobrevive com ajuda de um pastor que o entrega a Políbio, rei de Corinto, que criou Édipo como se fosse seu filho. Quando Édipo descobre da maldição, acreditando que Políbio era seu verdadeiro pai, ele foge da cidade em sentido de Tebas. No caminho, encontra com um grupo de pessoas, que incluía seu verdadeiro pai, e