Ètica empresarial e a nova economia
Da mesma forma que a pessoa é analisada pelos seus atos, as empresas (que são formadas por pessoas) passarão a ter a conduta mais controlada e analisada, que após a edição de leis que visam à defesa de interesses coletivos. A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros.
È muito pesada à consequência que uma empresa despreocupada com a ética, enfrenta situações que muitas vezes, em apenas um dia, destroem uma imagem que consumiu anos para ser conquistada. Daí o motivo de muitas empresas terem adotado elevados padrões pessoais de conduta para seleção de seus empregados, cientes de que, atualmente a integridade nos negócios exige profissionais capazes de exercer princípios pessoais e valores empresariais.
Por essa razão muitas empresas de respeito empreendem um esforço organizado, a fim de ter uma conduta ética entre seus empregados. Por tanto, elegem princípios e valores que são erigidos como baluartes da organização. Sob o esforço dessas empresas, elas estão implantando códigos de ética, que idealizam programas de treinamento para seus executivos e empregados, criam comitês de ética, capacitam lideres que percorrem os estabelecimentos da organização incentivando o desenvolvimento de um clima ético, além de outras ações. E assim adquirem a consciência de que a ética é essencial para um bom desempenho da empresa.
Com esse efeito, a empresa que desenvolve programas de ética, preocupando-se com a criação e