Âmago da comunicação educativa
Recensão bibliográfica
Outubro de 2014
O tema Âmago da Comunicação Educativa introduz-nos na relação entre educação e comunicação debatendo o processo educativo e o processo comunicativo.
Estes dois processos são vitais e sociais através dos quais as pessoas organizam-se e desenvolvem ideias, relacionando-se uns com os outros, influenciando-se mutuamente. O centro dinâmico destes dois processos está na relação inseparável dos mesmos, onde eles se encontram e se influenciam um ao outro tornando os unos. É o lugar onde a educação e comunicação se tocam e compreendem que são inseparáveis ao longo da sua existência, o desaparecimento de uma implica o fim da outra. Conclui-se assim, que não há educação sem comunicação e o mesmo em sentido oposto. É impossível um indivíduo aprender sem comunicar com os pares, assim como, ensinar sem praticar qualquer tipo de comunicação. A interação mútua entre a educação e a comunicação deixa-nos incapazes de analisar uma sem a outra.
Neste capítulo da Comunicação e Sociedade 2 o seu autor, Bento Duarte da
Silva, Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho fala sobre a comunicação no contexto pessoal pois é a falar que as pessoas aprendem.
Bento Duarte da Silva publicou 3 trabalhos em atas de eventos. Possui 34 itens de produção técnica. Atua na área de Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 4 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.
Sistema educativo e sistema comunicativo.
Depois de uma definição do sistema como “conjunto, “estrutura” ou “complexo”, ou seja, a dificuldade dos elementos que atuam em conjunto, o escritor desenvolve três caminhos desejáveis para a compreensão entre a comunicação e a educação: o primeiro, centrado em diferentes modos de comunicação; o segundo, na comunicação didática; o terceiro, indicando os critérios do poder da Comunicação Educativa.
Sistema educativo
O