Átomos
Instituto de Tecnologia – ITEC
Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA
Helena Lyssya Pinheiro Silva
Estrutura Atômica
Belém – Pará
2012
Universidade Federal do Pará – UFPA
Instituto de Tecnologia – ITEC
Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA
Helena Lyssya Pinheiro Silva
Estrutura Atômica
Belém – Pará
2012
1.0 INTRODUÇÃO
Os primeiros a questionarem a constituição da matéria foram os gregos há pouco mais de 2.400 anos, pouco tempo se compararmos os anos que sabemos existir vida na Terra. Mas dado este questionamento inicial a Química e a Física puderam se desenvolver largamente até o que conhecemos atualmente.
As primeiras e principais teorias que surgiram após tal curiosidade foram a “Teoria dos Quatro Elementos”, na qual se dizia que a água, o ar, a terra e o fogo eram os elementos fundamentais de uma matéria que se uniam através do amor e desuniam-se graças ao ódio, e por fim a “Teoria Atômica” idealizada por Demócrito e Leucipo, segundo eles a matéria seria formada por diminutas partículas que não poderiam sofrer qualquer divisão, o átomo.
A partir da teoria atomista, vários foram os modelos de átomos que surgiram durante a história, o primeiro foi o modelo do professor inglês John Dalton que dizia que o átomo era uma partícula maciça e indivisível que não pode ser nem criada e nem destruída. O segundo modelo foi o de J. J. Thomson que descobriu a existência dos elétrons através de uma pesquisa com raios catódicos, o modelo foi chamado de “pudim de passas”, pois segundo ele o átomo seria um aglomerado composto de uma parte de partículas positivas pesadas (prótons) onde estariam incrustadas as partículas negativas (elétrons), mais leves.
Anos depois surgiu o modelo de Ernest Rutherford que após um experimento com partículas alfa e uma lâmina de ouro concluiu que os átomos que formavam a lâmina de ouro possuíam um