Átomo
Cientistas fizeram uma descoberta que abre caminho para a criação de uma nova tabela periódica de “super-átomos”, agrupamentos de elementos capazes de criar compostos únicos, com propriedades nunca vistas antes. A pesquisa foi publicada no último exemplar da revista Science.
Trabalhando conjuntamente, os cientistas Shiv N. Khanna, da Universidade Virginia Commonwealth e Welford Castleman Jr., da Universidade Penn State, ambas nos Estados Unidos, descobriram aglomerados de átomos de alumínio que possuem propriedades químicas semelhantes às de átomos individuais de elementos metálicos e não metálicos quando reagem com iodo.
A descoberta poderá ter aplicações práticas no campo da medicina, da produção de alimentos e até da fotografia. “Dependendo do número de átomos de alumínio no aglomerado, nós demonstramos a existência de super-átomos que apresentam as propriedades de metais alcalinos-terrosos ou halogênicos,” afirma Castleman. “Esse resultado sugere o incrível potencial da química na síntese em nanoescala.”
Química adaptativa
Utilizar aglomerados estáveis é um caminho possível para uma química adaptativa que introduz esse novo tipo de compostos em materiais em