Átila
As distorções do filme Átila, o Huno que foi lançado em 2001 tento como protagonista principal Gerard Butler com o livro Átila, do escritor Eric Deschodt são muitas onde começa pelas características do próprio Átila, onde no filme mostra se um guerreiro bem aparentado, forte e alto, sendo citado no livro com uma aparência mais oriental, sendo de baixa estatura, 1,60 de altura e “feio”.
No filme mostra que Átila começa como general muito cedo, porém sendo citado no livro que começou a atuar com 40 anos de idade.
No filme mostra que Aécio tinha uma filha adotada, mas tem um filho Gaudêncio II que quer casar com a filha de Constant.
No filme mostra que Átila achou uma espada de ouro, chamada de Espada de Marte, onde carrega um certo poder e que se quebra durante a batalha, porém no livro mostra que a espada foi ganhada de um mercador e a Espada de Marte foi enterrado junto de seu corpo.
A morte de Teodósio no livro cita que foi por causa de uma queda de cavalo batendo a cabeça e consecutivamente morrendo, mas no filme mostra que foi morto pelos Romanos.
A vidente chamada Cogumelo no filme na verdade não existiu segundo o livro, pois não à nenhuma citação a ela, nem que Átila tivesse uma amiga com esse nome.
Segundo o livro, Átila se casa pela segunda vez, tem 2 filhos e diversas filhas com sua esposa Kerla.
Átila com 58 anos casou com uma jovem bem mais nova que ele, possivelmente seu nome era Idilco e tinha 16 anos, no filme mostra como se tivessem uma pouca discrepância de idade.
Átila, no livro tem uma relação fraterna com Aécio cujo convívio dos dois foi de infância quando foi refém dos Hunos. No livro cita que Átila iria a Roma algumas vezes ver o colega Aécio, sendo mostrado no filme um confronto e uma inimizade dos dois.
Por fim a morte de Átila no filme é representado pelo envenenamento por parte de sua Esposa que logo após de sua morte é morta por um dos seus comandante, já no livro Átila morre por um mal súbito na sua