Áreas Protegidas - Alto de São Bento
-1912620-899795-2585085-878205
Áreas Protegidas
O que são áreas protegidas?
A designação de área protegida refere-se, a uma zona delimitada em que qualquer intervenção humana está condicionada e sujeita a regulamentos específicos tendo em vista a sua proteção ambiental ou outra.
Qual a distinção entre parque natural, parques nacionais, reservas naturais, paisagens protegidas, sítios classificados e monumentos naturais?
Parque nacional
É uma área que contem um ou vários ecossistemas inalterados ou pouco alterados pela intervenção humana, integrando amostras representativas de regiões naturais características de paisagens naturais e humanizadas, de espécies vegetais e animais, de locais geomorfológicos ou de habitats de espécies com interesse ecológico, científico e educacional.
Parque natural
Área constituída por paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, sendo um exemplo da integração harmoniosa do Homem com a Natureza.
Reserva natural
Área que tem como principal objetivo a protecção de habitats pela sua riqueza em fauna e flora.
Monumento natural
Área com significado local cuja profissão visa a manutação do seu valor natural e cultural
Paisagem protegida
Área grande valor estético ou natural que sofreu a intervenção do homem e que está sujeita a protecção de modo a salvaguardar as suas característica
Sítios classificados
Corresponde a uma área protegida de estatuto privado.
Qual a importância da biodiversidade?
A biodiversidade tem valores económicos, sociais, culturais, recreativos, estéticos e científicos. Os ecossistemas podem conter espécies com potenciais uso medicinais, alimentares ou com fonte de matéria-prima para atividades produtivas humanas. Portanto a biodiversidade é a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, florestais e a base para a estratégia industrial da biotecnologia.
Fatores bióticos e abióticos Os fatores bióticos são todos os organismos vivos num ecossistema, que