ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP
Esse trabalho busca o esclarecimento do que significa APPs (áreas de preservação permanentes) e também a importância delas para o meio ambiente e citamos alguns exemplos de APPs na região de Jatai estado de Goiás.
Palavras Chave: Preservação, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ecologia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo iremos abordar os assuntos relacionados às áreas de preservação permanentes, as quais agora são regidas por lei federal, que por sua vez irão manter viva as APPs, para que as mesmas possam manter também vivo os seres vivos existentes no planeta.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – AREAS DE PRESERVAÇAO PERMANENTES APP
Área de Preservação Permanente (APP): é área protegida nos termos dos arts. 2o e 3o da Lei 4.771/65 (Código Florestal), coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
2.2 – CONSIDERA-SE PRESERVAÇAO PERMANENTE
De forma muito clara os termos Área de Preservação Permanente (APP), destacam a grande importância das áreas assim classificadas. São consideradas intangíveis por exercerem funções fundamentais para o equilíbrio e perpetuação dos ecossistemas e assim também o é nas áreas urbanas. Dentro da legislação vigente referente ao assunto, destacam-se o Código Florestal Brasileiro (CFB), Lei Federal 4.771 de 1965 e a Resolução 303 de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Os artigos e alíneas do CFB, que se referem às APP, em grande parte foram inclusas a partir de 1989 com a aprovação da Lei 7.803, a qual complementou de forma mais detalhada o conteúdo previamente existente. De acordo com o artigo