Áreas de atuação
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Ciencias Atuarias 4
2.1.2 As principais características do profissional atuário 4
2.1.3 Órgão regulamentador para o trabalho do atuário 5
2.2 Controladoria. 7
2.2.1 A importância e função controladoria dentro da empresa 7
2.3 Planejamento Tributario 8
2.3.1 Elisão Fiscal e Evasão Fiscal 8
2.3.2 Regime cumulativo e não cumulativo do Pis e Confins, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário 9
2.4 Auditoria 11
2.4.1 Auditoria interna e externa, aplicabilidade e características 11
2.4.2 A importância dos controles internos 13
4 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões, desde os primórdios, tem como função registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em relação à atividade econômica ou social em que a empresa atua no contexto econômico. A contabilidade registra todas as modificações que houver no patrimônio da empresa, e resume os dados em relatórios que são enviados aos responsáveis pela empresa.
Na contabilidade o profissional contábil pode escolher a área de atuação em que deseja se especializar. A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas funções relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação deste profissional.
Neste trabalho apresentamos algumas áreas de atuação em que o profissional contábil pode se especializar e atuar, como: a Auditoria interna e externa, tanto na área pública como empresarial; a Perícia Contábil; a Auditoria; a Controladoria; o Planejamento Tributário e as Ciências Atuarias, e, também a relação que a SUSEP tem com as Ciências Atuariais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CIENCIAS ATUARIAS
Essa ciência surgiu há