Área de Marketing
Toda organização, para conseguir seu desempenho, deve contar com a contribuição de cada uma das áreas funcionais que a caracteriza, ou seja: Finanças, Marketing, Produção e Recursos Humanos, cada uma delas envolvendo ações específicas que refletem seu comportamento no meio ambiente.
Uma visualização da organização como um sistema, contemplando as variáveis ambientas do macro e micro ambientes, além dos diferentes públicos, pode ser observada na figura nº 1, que mostra a relação entre as variáveis ambientais e as áreas funcionais da organização, que devem ajustar suas ações às mudanças e variações ambientais.
O importante a ser destacado é que não existe área mais importante que a outra, todas devem funcionar integradas e de forma complementar, privilegiando a organização como um todo.
Nessa figura é mostrada a área de marketing, que através das decisões que contemplam as atividades desenvolvidas pelo executivo de marketing, evidencia a necessidade da organização ser integrada às demais áreas funcionais. Essas atividades aparecem nas decisões de marketing denominadas dos 4P's, ou seja: Produto, Preço,
Promoção e Praça ou Ponto de Venda e Distribuição.
Dentre as áreas funcionais que envolvem o desempenho de toda organização, o
Marketing é uma delas e contempla: as ações ligadas ao processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de bens e serviços de valor com outros. (Kotler, 2000)
Ao executivo de marketing, que exercem essa função nas empresas, cabe planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfação metas individuais e organizacionais.
A administração de marketing pode ser vista como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação