Álcool e outras substâncias psicoativas
“o álcool (e outras substâncias psicoativas) altera a interpretação dos efeitos de diversos estímulos[...]. Ainda que o indivíduo tome consciência do estimulo, a reação será inadequada”. O cérebro humano possui mecanismos que conseguem interpretar detalhes do cotidiano, e com a ação tanto do álcool quanto de outras substâncias psicoativas esse mecanismo gera falhas de orientação, na reação, mesmo que a quantidade usada seja ínfima.
1.2.2 Fatores que afetam a percepção
e) “Crenças e valores
A pessoa que acredita que “todo político é desonesto” percebe sinais de desonestidade nas propostas ou atos de qualquer político. A percepção atua para confirmar a crença”.
Como exemplifica o primeiro caso (Caso 1.1- Colisão na rotatória), em que a Joana e o Gilberto apesar de testemunharem o mesmo evento deram depoimentos diferentes, isso pode ser ocasionado pela influencia que as partes envolvidas exerceram sobre os dois, isso mostra que os estereótipos influenciam na capacidade de percepção das pessoas.
1.2.4 O conflito e as percepções
“Nos conflitos, existem diferenças fundamentais de percepções[...], existem diferenças marcantes de percepção a respeito do que seja a figura principal em uma demanda. Esse fenômeno aplica-se aos que conflitam e às eventuais testemunhas[...]”.
Esse tópico esta exemplificado nos casos 2 e 3, e também em situações corriqueiras em que o indivíduo não consegue ou não quer associar o fato a quem cometeu, como por exemplo um pai que mata o filho e a mãe, por estar com a percepção afetada jura a inocência do filho. Acho que se trata de uma situação que o ser humano não esta psicologicamente preparado pra lidar.
1.3 Atenção
“Tudo o que modifica a situação chama a atenção[...]. A atenção filtra os estímulos”.
A atenção é um mecanismo que permite que os estímulos possam ser fixados no cérebro e por ser seletiva, não são todos os estímulos que conseguem permanecer. Como o