águas do continente americano
Os mares podem ser vistos de várias maneiras:
Mares interiores - apesar de estarem ligados ao oceano através de estreitos e canais, encontram-se quase totalmente envolvidos por terra. Como exemplo citamos o Báltico, Vermelho, Negro e Mediterrâneo.
Imagem de satélite do mar Mediterrâneo.
Mares abertos - Possuem ligação direta com as águas oceânicas, como por exemplo o Mar das Antilhas e o Mar da China.
Mares fechados - Sustentam-se de forma isolada dos oceanos, como o Cáspio, Aral e Morto.
Principais características dos continentes
Continente americano
Seu formato é alongado no sentido norte-sul, sendo dividido pela linha do Equador. Ao norte, tem-se o Trópico de Câncer; ao sul, o Trópico de Capricórnio. Na porção setentrional está o Círculo Polar Ártico. A leste e oeste do continente tem-se os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente. Ao norte, o continente é envolvido pelas águas geladas do Glacial Ártico. O continente americano é formado por dois grandes blocos que se unem por um istmo, que condiz ao tamanho do continente da América Central.
Continente Africano
Encontra-se separado da Eurásia pelo caminho do canal de Suez, que faz a ligação entre os mares Vermelho e Mediterrâneo. Extenso, seus 30 milhões de quilômetros são banhados pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste), além dos mares Vermelho e Mediterrâneo. Entre todos os continentes é o mais encorpado, sendo dividido ao sul pelo Trópico de Capricórnio, ao norte pelo Trópico de Câncer e, ao centro, pela Linha do Equador.
Continente Eurasiano
Diferencia-se dos demais continentes por ser o que possui o maior bloco continental. É banhado pelos oceanos