Água
Novembro – 2011
Introdução
Neste trabalho iremos estudar mais um pouco sobre a água, seus benefícios, seu tratamento e outras coisas mais. Também iremos ver seu valor no nosso dia-a-dia e por que precisamos cuidar dela.
-Etapas utilizadas para o tratamento da água:
Clarificação: com o objetivo de remover os sólidos presentes na água;
Desinfecção: para eliminação dos microrganismos que provocam doenças;
Fluoretação: para a prevenção da cárie dentária; controle de corrosão.
-Métodos de separação dos componentes de misturas utilizados:
Catação
É um método de separação bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólido-sólido. Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos separando-os manualmente. É o método utilizado na limpeza do feijão antes do cozimento.
Peneiração
Também conhecido como tamisação, este método é usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.
Ventilação
Método de separação para sistemas sólido-sólido, onde um dos componentes pode ser arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação da casca e do caroço do amendoim torrado.
Levigação
A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente. Um bom exemplo é a lavagem da poeira do arroz.
Decantação
Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido. Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.
-Aparelhos de laboratório que substituem os usados no tratamento da agua nas cidades:
O medidor multiparâmetro para análise de água ou sonda multiparâmetro é um equipamento de laboratório utilizado para realizar o monitoramento simultâneo de parâmetros indicadores da qualidade da água. Além disso, o medidor multiparâmetro pode aferir até 13 parâmetros diferentes de qualidade da água.
Um