Água
ÁGUA, ESSÊNCIA DA VIDA
Marcia P. Madeira
Natasha C. P. Corrêa
Artigo científico solicitado para a disciplina de Linguagem, Tecnologia e Trabalho (LTT), sob a orientação do Profº Luciano Melo.
São Paulo2014
Água, essência da vida!
A água é um dos elementos mais essencial para todos seres vivos, por isso deve ser ingerida diariamente. Por isso, segundo Camberlam e Feferbaum, (2010, p.36) ao se :
“[...] realizar as funções normais, o organismo necessita de quantidade adequada de agua e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, etc.). Quando ocorre um desequilíbrio entre a ingestão e a eliminação destes elementos, ocorre a desidratação.’’
Assim, a desidratação ocorre mais frequentemente na criança, pois ela tem a maior parte da composição corpórea constituído de água e qualquer eliminação pelo organismo afeta seu peso e metabolismo. A desidratação pode vir a ser grave, com vários sintomas, como vômitos, diarreia, febre, fraqueza, entre outros. No entanto, é facilmente tratável quando os sintomas são reconhecidos rapidamente. Ao se notar, a primeira medida a se fazer é ingerir mais líquidos do que o habitual, para repor as perdas.
A água corpórea é eliminada de acordo com a idade. Quanto mais jovem, é maior a porcentagem de água extinguida. Em pessoas sadias, a água ingerida é controlada pela sede, uma vez que, estimulada, a osmolalidade aumenta com alteração do volume (ou quando o volume extracelular diminui). Como exemplo, “[...] temos uma refeição com grande concentração de açúcares simples e proteínas. Neste caso a grande osmolalidade oferecida pelos macros nutrientes, resulta em sede...[...]’’. (SILVA, 2008, p. 13).
Por isso, é fundamental avaliar o estado de hidratação para evitar os problemas de saúde decorrentes da desidratação. Para isso, existem vários métodos que permitem avaliar com precisão. Um dos principais modos é o método de osmolalidade plasmática, que determina o estado de hidratação por técnicas bioquímicas. Há