água
O grau de perecibilidade depende dentre outros fatores da forma de ligação entre as moléculas de água entre si e com outros componentes dos alimentos e de sua resistência à ação dos microorganismos e enzimas.
Atividade de água (aw) é o termo desenvolvido com o objetivo de definir a relação entre o grau de deterioração e o conteúdo de umidade em um alimento.
Atividade de água ( teor de água livre presente no alimento
Água livre pode ser removida por processos convencionais de secagem ou evaporação.
Atividade de água (Aw):
A importância prática mais relevante da aw é a caracterização da forma da água nos alimentos.
Dependendo do tipo e natureza da ligação, água presente nos alimentos é classificada de três formas:
água livre: presente nos espaços intergranulares e poros: refere-se à água que atua como agente dispersante e solvente;
removida por secagem convencional e é aquela disponível para reações químicas, bioquímicas e crescimento microbiano. Em geral, constitui mais que 95% da água total presente nos alimentos. Ligações de hidrogênio predominam.
água parcialmente ligada: também denominada como água da camada intermediária, encontrando-se ligada aos componentes dos alimentos através de ligações de hidrogênio ou força de van der Waals;
possui muito baixa capacidade como solvente, constituindo-se aproximadamente 2-3% da água total do alimento. Reações de crescimento microbiano ocorrem lentamente.
água ligada ou vicinal: é aquela que ocorre na vizinhança dos solutos e componentes não-aquosos, tendo propriedades diferentes da água livre presente no mesmo sistema.
não possui qualquer capacidade solvente. Constitui cerca de 0,5-0,4% da água total presente no alimento. Não ocorre crescimento microbiano, nem reações químicas.
Aw e Crescimento Microbiano:
aw limite para crescimento de bactérias