Água
Alexandre Nº3
Carlos Nº7
Francisco Nº8
Guilherme Nº9
Professora:
Maria João Lucas
Índice: Capa………………………………………………………….. 1 Índice……………………………………………................. 2
Introdução……………………………………….............. 2
Rio Tejo……………………………………………….. 3 e 4
O que causa a poluição do Rio Tejo?................ 5
Composição e Ocorrência da água………. 5 a 13
Bibliografia……………………………………………… 14
Conclusão………………………………………………… 14
Introdução:
Nós escolhemos a água porque quisemos saber mais sobre ela e escolhemos o Rio Tejo porque também quisemos saber mais sobre ele.
Rio Tejo:
Desde o século passado que se tentava não poluir o Tejo, uma vez que Lisboa ia iniciar a distribuição de água para as casas, o que iria aumentar bastante o número de águas residuais. Era o ano de 1880!
A Comissão de 1880 recomendou a instalação de uma rede de esgotos determinando que essa rede teria de terminar fora da cidade. Assim, no projecto de 1884, o local escolhido para os esgotos terminarem foi Rana, em Carcavelos. No entanto, isso não sucedeu, tendo o terminal ficado em Lisboa. E assim o começou a poluição do rio Tejo.
O que causa a poluição do Rio Tejo?
A poluição é essencialmente causada pelos resíduos orgânicos, mas há outros factores que não são muito conhecidos. Temos os exemplos dos metais pesados (chumbo, cobre, cádmio, crómio...) e as substâncias radioactivas. Porém, a principal causa de poluição são as fábricas, as centrais eléctricas e as estações de tratamento de esgotos que despejam os seus resíduos para o rio.
Em volta do estuário do Tejo existem várias indústrias químicas que poluem as suas águas, nomeadamente a Siderurgia Nacional, Soda Póvoa e Lisnar.
O Rio Trancão, um conhecido afluente do Rio Tejo, é o que mais contribui para o aumento da poluição do Tejo. Outros afluentes que também o poluem são o Rio Judeu, o Real, o Coina e o Rio da Moita.
O Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira