Água
Aluna-Jael Barreto Jacobina 13 de setembro de 2011
RESUMO
Esse projeto ambiental será utilizado para expor aos moradores da comunidade de Lages do Batata a necessidade de uma conscientização a respeito da preservação do açude localizado este local. A comunidade tem um papel fundamental na conservação desse patrimônio natural, uma vez que, é ela que faz o uso e também colabora para a poluição. Serão apresentados os principais usos da água desse açude e as conseqüências que ocorrerão caso esse bem continue sendo usado para depósito de lixo e esgoto.
A população será informada o quanto esta poluição atrapalhará na manutenção e no equilíbrio de um ecossistema inteiro. Os peixes, as plantas, os pássaros e o próprio homem sofrerão as conseqüências desse ato desastroso, uma vez que, a disponibilidade de água existente no mundo é muito pouca e esse açude faz parte desse pequeno percentual. Tarefas como passeatas, seminários para a comunidade, mutirão de limpeza do açude e palestras nas escolas, serão efetuadas e terão como foco a discussão e conscientização da preservação dessa água, destacando sua importância vital em diversos aspectos para os seres vivos.
“Nenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno.”(Paulo Nogueira Neto)
INTRODUÇÃO
“O planeta Terra poderia ser chamado de planeta-água. As águas ocupam 71% da superfície do planeta, além do potencial hídrico subterrâneo que é 100 vezes maior que o potencial das águas superficiais. Do total da água, apenas 0,63% é água doce, e grande parte dela é imprópria para consumo. A água subterrânea é a mais pura que existe e representa uma reserva permanente. A parte de água doce do planeta que é viável para aproveitamento pelo ser humano, é de 14 mil Km3/ano. Caso se mantenha a taxa de crescimento da população mundial, em 1,6% ao ano, e o consumo per capita se mantiver, o planeta terá 50 anos