Água e óleo
Neste experimento foram usados 40 ml de água e 40 ml de gasolina (com álcool). Estes sendo colocados dentro de uma proveta e misturados com um bastão.
A água é um composto químico formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. A água pura não possui cor, nem cheiro. Mas na maioria das vezes junto dela existem sais minerais. Ela possui uma alta temperatura de ebulição e pode ser solidificada, virando gelo. Sua fórmula molecular é H2O. Sendo uma molécula polar e com alta.
A gasolina é um combustível fóssil produzido a partir do petróleo, sendo uma mistura de hidrocarbonetos, portanto não é uma substancia pura. Esta é altamente inflamável e principalmente usada como combustível pode ser utilizado de forma comum ou aditivada. A queima desta pode provocar a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global (Sendo apolar).
Neste experimento o objetivo visado é descobrir por que a água e a gasolina não se misturam e por que a água e o álcool sim.
E descobrir quantos por centos de álcool existia na gasolina adicionada na água.
Desenvolvimento
Quando colocamos a água e a gasolina em uma proveta e misturamos, observamos que os dois não se misturam. Mas o mais impressionante é que mesmo sendo colocada a mesma quantidade de cada uma das substancias, após esperar um pouco vemos que a quantidade de gasolina diminuiu e a quantidade de água aumentou.
Isso por que quando a gasolina (que contém álcool) é misturada na água, a gasolina não mistura na água, mas o álcool é totalmente dissolvido nela. O sistema fica bifásico: gasolina – água/álcool.
O álcool contido na gasolina se dissolve na água por que suas moléculas são polares como as da água. Com isso podemos observar que duas substancias polares se dissolvem.
A gasolina não pode ser misturada com a água por ser uma substancia apolar, assim pode ser dito que substancias apolares não se dissolvem em substâncias polares.
Quando feito o experimento, foi