Água-viva
Nome: Felipe André, Maria Bárbara, Jessiane Jasmine, Júcelia Saraiva, Bianca Ribeiro.
N°: 11, 29, 18, 22, 04
Turma: 2°L
Data da entrega: 25/11/2014
Água-viva e Caravela
A água-viva é uma das criaturas mais bonitas, estranhas e misteriosas que existem. Tão perigosas quanto bonitas. A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e existem milhares de espécies diferentes. A maioria é transparente e tem o formato de um sino. As águas-vivas são animais marinhos, que variam bastante de tamanho.
Existem algumas de menos de 2 centímetros, e outras com mais de 2 metros de diâmetro, com tentáculos de até 40 metros de comprimento.
Na grande maioria a locomoção depende da das correntes ou é tão limitada que não têm forças para ir contra a correnteza, mas algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água, e essas podem nadar conta a corrente.
A água-viva é um animal marinho parte da classe dos Cifozoários. A boca fica no centro do corpo, na parte de baixo, entre os tentáculos. São parentes da água-viva os corais, anêmonas do mar e a caravela-portuguesa. A água-viva é um animal que tem o corpo composto por cerca de 98% de água. Se ela encalhar na praia, praticamente irá desaparecer à medida que a água evaporar.
Simetria Radial
Seu corpo tem simetria radial - os membros se estendem de um ponto central como os raios de uma roda. Se você cortar uma água-viva pela metade em qualquer ponto, sempre terá partes iguais.
A água-viva não possui ossos, cérebro nem coração.
Para ver a luz, detectar odores e se orientar, a água-viva tem nervos sensoriais na base de seus tentáculos.
O corpo da água-viva geralmente é composto de seis partes
* a epiderme, que protege os órgãos internos (pele).
* a gastroderme, que é a camada interna (outra pele por dentro).
* a mesogléia, ou parte gelatinosa intermediária, entre a epiderme e a gastroderme(uma meleca gelatinosa no meio das duas peles).
* a cavidade