Água: Um Problema de Segurança Nacional
Em virtude do aumento da população mundial, a demanda de água
Pelo homem cresce a cada dia. Sendo que a satisfação dessa demanda é problemática pois além de um grande volume de água ser consumido e desperdiçado, a sua restituição nem sempre está isenta de riscos à saúde.
Os fatores mais importantes de contaminação da água são os agentes biológicos como bactérias, protozoários, vírus e helmintos. Outros fatores dizem respeito ás caixas abertas ou mal fechadas e a carência de hábitos de higiene pessoal e ambiental.As doenças transmitidas através da ingestão da água contaminada podem acontecer de forma direta( água usada para beber); indireta (alimentos ou bebidas preparadas com água contaminada); acidental
(atividades recreacionais como natação).As doenças contraídas variam de patologias gastrointestinais como disenteria, hepatite A até infecções epidêmicas clássicas como cólera e febre tifóide.
As doenças transmitidas pela água representam um perigo maior para a população infantil, estando entre as cinco principais causas de óbito em crianças de um a quatro anos de idade. Sendo que a mortalidade é mais alta entre crianças com menos de dois anos de idade, em virtude da diarréia. Esse quadro diarréico provoca desidratação devido á perda brutal de líquidos e eletrólitos.Sucessivas crises de diarréia, nessa fase, que é a mais importante da vida, são prejudiciais, pois provocam desnutrição e ao longo do tempo atrasam o crescimento e dificultam o desenvolvimento mental.
A grande maioria das infecções intestinais é assintomática, fato este muito importante na epidemiologia, uma vez que a eliminação dos agentes patogênicos no ambiente aumenta a contaminação da água e alimentos.Além disso, os indivíduos assintomáticos, desconhecem o perigo que representam para a sociedade e não tomam nenhum tipo de precaução higiênica para evitar tla contaminação.Os principais microorganismos infecciosos contaminantes de