Água: Purificação Química e Uso Racional
A água é um líquido vital e indispensável para a vida humana, animal e vegetal. É um bem precioso encontrado em abundância no planeta. Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água, sendo 95% destes de água salgada, que está distribuída nos mares e oceanos; e 5% de água doce, dos quais 98% está retido nas calotas polares e 2% está distribuída nos rios, lagos e açudes.
A água dos rios é utilizada para o consumo humano e animal, e na irrigação de plantas. Mas isso só é possível após passar por um tratamento adequado para tornar-se potável, pois geralmente, o rio é poluído por lançamento de esgotos domésticos e despejos industriais.
As etapas do processo de tratamento de água desde a captação são: gradeamento, que retém materiais poluidores de maiores dimensões; desarenador, no qual diminui a velocidade da água, permitindo a decantação da areia trazida do rio; bombas de sucção que servem para sugar a água e levá-la através de adutoras à estação de tratamento. Estas etapas são todas físicas, não envolvem nenhum tratamento químico.
No tratamento propriamente dito, a primeira fase é a adsorção, na qual a água passa por carvão ativado para adsorver produtos que causam mau cheiro e gosto ruim. Em seguida, a água recebe cal (CaCo3), que por ser básico, diminui a acidez, evitando corrosão do encanamento. Também é adicionado cloreto férrico (íon FeCl3) na água, que é levada à floculação (agitação da água), formando flocos pesados com as matérias orgânicas em suspensão. Estes três são processos químicos.
O próximo passo é a decantação, na qual a água fica em repouso para que os flocos - mais densos - se depositem no fundo do reservatório. Ainda é adicionado cloro (Cl) e amônia (NH3), um processo biológico, que tem por objetivo desativar e matar microorganismos, que são nocivos à saúde. Depois é feita uma filtração com areia. Logo após, mais uma cloração, para garantir a qualidade da água. Por último a