Água pura e água tratada
Todos os humanos, bem como, todos os outros seres vivos do planeta, dependem da água para viver. Acontece, porém, que além dela suprir as diversas necessidades biológicas, as pessoas precisam dela também para as mais diversas tarefas, seja no emprego doméstico, nas indústrias, na agropecuária, etc. Isto quer dizer: lavar nossa roupa, tomar banho, limpar máquinas, dissolver produtos químicos, criar novas substâncias, irrigação, gerar energia, etc.. Estas atividades podem comprometer a qualidade da água, pois sendo depois despejada nos rios e mares, podem comprometer a saúde. Diante disso, se faz necessário escolher bem a água que se vai beber e proteger todos os mananciais do planeta.
Água potável
Ela não contém substancias nocivas à saúde, isto para os seres humanos e todos os outros seres vivos. Ela tem na sua formulação os dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – H2O, sendo esta sua composição básica, existindo ainda nela o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, etc..
Quando tratada pelas companhias de saneamento, recebe grandes cargas de produtos químicos que têm o papel de retirar os elementos impuros, tais como, a terra, produtos nocivos e as bactérias.
O tratamento tem por finalidade diminuir a concentração de agentes poluentes até o momento em que não apresentem riscos para a saúde. Para tanto a água passa por diversos processos até ficar potável.
Além disso, pode ser encontrada nas nascentes de rios, nos rios, em geleiras, lagos e etc., quando ainda não estiver poluída pelo descuido inconsequente do homem.
Água pura
É a água que possui somente o hidrogênio e oxigênio na sua composição. Basta lembrar naquela água que é utilizada nas usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Também não é encontrada na natureza e para se obtê-la, ela deve passar por um processo de destilação, onde se obtém a água destilada.
Como se destila
De princípio, ferver a água num “balão de destilação”, através do Bico