ÁGAPE VERSUS EROS
A Essência das Duas Únicas Naturezas que Existem
1 João 4:7,8: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor (ágape).”
João diz que o amor é de Deus, que o amor vem de Deus e que Deus é amor. Para que esta natureza de Deus possa fazer parte de nós precisamos entender a Trindade, a origem da natureza Ágape.
João 1:40: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
A palavra “ver o Filho” tem o significado de “contemplar, fixar os olhos, ver com detalhes, enxergar além das aparências”. Em todo o Velho Testamento, Deus nunca se revelou como o fez em Jesus mas, neste texto, vemos qual é a eterna vontade do Pai: revelar o Seu Filho. Foi para isso Jesus veio. A vontade do Pai é que, quando as pessoas verem o Filho, possam ver a Trindade, possam ver Deus como Ele verdadeiramente é.
João diz que “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18). O Filho, que sempre esteve presente em toda a eternidade, saiu do “seio do Pai” para mostrar ao mundo quem é Deus. Em todo o evangelho de João vemos Jesus falando sobre a interação que existe entre as três pessoas da divindade. Jesus não veio apenas para Se revelar, mas para revelar toda a Trindade. Assim, todo aquele que vê o Filho, que contempla o Filho e nEle crê, contempla também a Trindade e recebe a vida eterna.
1 João 4:16: “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.”
Uma outra tradução bíblica diz que “nós viemos a conhecer”, ou seja, não é uma coisa imediata, mas um processo. Não O conhecemos em um encontro somente, mas viemos a conhecê-Lo gradativamente. A vida com Deus é uma descoberta contínua do Seu amor para nós.