Ágape por santana, ana lucia
| |Por Ana Lucia Santana |
Ágape é uma expressão que provém do idioma grego e tem como sentido o amor divino, melhor dizendo, o amor com o qual o Criador nutre suas criaturas, e, por extensão, o sentimento que uns alimentam pelos outros, motivados por este amor que emana de Deus. Ela ainda se refere à ancestral ceia produzida pelos antigos cristãos, visando realizar com solenidade o ritual da eucaristia, o qual conciliava os afortunados e os miseráveis em volta de elementos como a amizade, a caridade e o amor.
Nesta obra o autor resgata e estende este conceito, à luz de fragmentos do Evangelho de São João, que é compreendido justamente sob o significado do amor de Deus no mundo pós-moderno. Seu núcleo central é a prece, com a qual ele conclui cada capítulo; desta forma, pode-se afirmar que não se trata, aqui, de uma interpretação teórica sobre o livro do apóstolo que mais simboliza o amor puro, e sim uma interação entre o escritor e o leitor, a quem o Padre procura orientar com orientações seguras e bons conselhos.
As preces que encerram as respectivas divisões do livro estão sempre relacionadas ao teor apresentado no capítulo em questão. É o instante reservado para a meditação e a interiorização de cada um, para que se possa refletir sobre as lições do Mestre, sempre do ponto de vista de João.
Assim, com seu carisma de orador moderno, habituado aos meios de comunicação atuais, Padre Marcelo consegue transmitir consolo e lições disseminadas pela Igreja Católica a incontáveis leitores em todo o país, assim como vem fazendo por meio do rádio e da TV, e talvez isso explique o incrível sucesso de público desta obra.
Ele opta pelas palavras de São João por sua singeleza e pela indescritível perfeição da organização literária deste Evangelho; e também pela forma como o apóstolo narra as belas passagens da existência de Jesus enquanto ser encarnado