áfrica antiga
Joyce Barbosa Brito, matricula: 143858.
Disciplina: História da Antiguidade Oriental.
Docente: Luzia Márcia Rezende Silva.
África Antiga: assimilação do conteúdo
África antiga e atual, por uma visão de mudança.
A partir da leitura do texto Ambígua África, memórias e representações da África Antiga no livro didático: Egito, reinos e impérios africanos de jorgeval Andrade Borges, têm como abordagem, a historiografia da áfrica, logo a história da áfrica e por fim discorre também sobre a maneira que a história da África é transmitida para o livro didático.
A partir dessa leitura, pude compreender a historiografia de África, e a forma como ela se escrevia, que por sinal muito se diferencia da História concebida pelos atuais historiadores. A História da África se dava a partir de coleta de relatos (fonte oral), esses relatos possuíam como principais abordagens:comportamentos, religiões, costumes, rituais, etc. Essa dedicação quanto á maneira de escreve história dos africanos de se registrarem no tempo deixa de acontecer, devido o período de colonização e só muito depois e retomada a dedicação a coletar, pesquisar sobre a África.
Essa maneira como se escrevia história na áfrica era feita por muitas outras sociedades até o século XIX. Pois só a partir de XIX que se tem a História como ciência, portanto não há de fato uma História (conhecimento) na África, mas a uma história (acontecimento) que hoje serve como fonte para múltiplas pesquisas sobre a áfrica, para antropólogos, geógrafos, historiadores e tantos outros profissionais das humanas que pesquisam sobre a África.
Portanto se temos uma produção escrita, que descreve alguns dos costumes, de alguns povos africanos, logo temos documentos, fontes. Que servem para construir uma história de povos, etnias com seus próprios olhares, de que são construídos de fato levando em conta todas as suas formas (costumes, valores, cultura, religiões,