Ácidos
Característica: é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções.
Principal uso: muito utilizado como produto de limpeza para tirar manchas em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. Industrialmente, ele é muito utilizado na curtição de couro e na galvanização de metais.
Ácido Sulfúrico = é produzido em quantidade maior do que qualquer outra substância (só perde em quantidade para a água). Características: Uma característica peculiar ao ácido sulfúrico é quanto ao seu comportamento relacionado à concentração. Quando diluído (abaixo de concentrações molares de 90%), a solução assume caráter de ácido forte e não apresenta poder desidratante. Por outro lado, quando é concentrado (acima de 90%), deixa de ter caráter ácido e acentua-se o seu poder desidratante. Soluções concentradas deste ácido possuem pH=1,5
Principal uso: O principal uso engloba a fabricação de fertilizantes, o processamento deminérios, a síntese química, o processamento de efluentes líquidos e o refino de petróleo.
Ácido Nítrico = O ácido nítrico puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro. Frequentemente, distintas impurezas o colorem de amarelo-acastanhado.
Características: um ácido típico, o ácido nítrico reage com os metais alcalinos, óxidos básicos e carbonatos, formando sais, como o nitrato de amônio. Devido à sua natureza oxidante, o ácido nítrico geralmente não doa prótons (isto é, ele não libera hidrogênio) na reação com metais e o sal resultante normalmente está no mais alto estado de oxidação. Por essa razão, pode-se esperar forte corrosão, que deve ser evitada pelo uso apropriado de metais ou ligas resistentes à corrosão.
Principal uso: A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes.
Ácido Fluorídrico = solução aquosa do fluoreto de