Ácidos e Bases
O conceito de ácido está associado ao sabor azedo, como do limão, vinagre, refrigerante, cervejas e entre outros alimentos do nosso cotidiano. Enquanto o conceito base está associado ao gosto amargo ou adstringente, uma percepção parecida com a causada pelo contato com o sabão, ou seja, são untuosas ao tato.
As bases neutralizam os ácidos, da mesma forma que os ácidos neutralizam as bases. Os ácidos reagem com metais ativos com desprendimento de gás H2.
Utilizando-se o papel tornassol, um dos mais antigos indicadores de ácido-base, para medir o pH das soluções, ao entrar em contato com um ácido o papel tornassol apresenta a cor vermelha e ao entrar em contato com uma base o mesmo apresenta a cor azul.
O pH ou potencial de hidrogénio iónico é usado para medir a acidez, neutralidade ou basicidade de uma solução. Cada solução pode ser classificada como ácida se seu pH variar de 0 á 7, neutra se seu pH for igual á 7 e básica ou alcalina se seu pH possuir valor acima de 7.
Soluções Ácidas e Básicas
Teoria de Arrhenius (1887):
Ácidos: São compostos que ao reagirem com a água sofrem ionização liberando como único cátion o íon H+ (ou H3O+).
Bases: São compostos que em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Teoria de Brönsted-Lowry (1923):
Ácidos: É uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, doa H+.
Bases: É uma substância capaz de receber um próton, recebe H+.
Teoria de Lewis (1923):
Ácidos: Espécie química capaz de receber par de elétrons.
Bases: Espécie química capaz de doar par de elétrons.
Dissociação de um Ácido:
A dissociação de um ácido corresponde à produção de íons em solução. Dessa forma diferenciam-se os ácidos fortes e fracos. Os ácidos fortes quando dissolvidos em solução aquosa se ionizam quase toda parte de seu composto para formar íons H+. Enquanto no caso dos ácidos fracos a maior parte de sua forma molecular permanece, apenas uma pequena