Ácidos Nucléicos
Ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotideo, por sua vez, é formado por três partes:
- Um açúcar do grupo das pentoses
- Um radical fosfato, derivado da molécula do acido ortofosfórico (H3PO4).
- Uma base orgânica nitrogenada.
Sabia se de sua presença nas células, mas descoberta de sua função como substâncias controladoras da atividade celular foi um dos passos mais importantes da história da Biologia. A partir do século XIX, com os trabalhos do medico suíço Miescher, iniciaram-se as suspeitas de que os ácidos eram os responsáveis diretos por tudo o que acontecia em uma célula. E 1953, o bioquímico James D. Watson eo biologista molecular Francis Crick propuseram um modelo que procurava esclarecer a estrutura e os princípios de funcionamento dessas substancias.
O volume de conhecimento acumulado a partir de então caracteriza o mais extraordinário conhecimento biológico que culminou, nos dias de hoje, com a criação da Engenharia Genética, área da biologia que lida diretamente com os ácidos nucléicos e o seu papel biológico.
De seus três componentes apenas o radical fosfato não varia o nucletideo.Os açucares e as bases nitrogenadas são variáveis.
Quanto aos açucares, dois tipos de pentoses podem fazer parte de um nucleotídeo: ribose e desoxirribose.
Já as bases nitrogenadas pertencem a dois grupos:
- As púricas: adenina (A) e guanina (G);
- As pirimidicas: timina (T), citosina © e uracila (U).
DNA e RNA: Qual é a diferença?
É da associação dos diferentes nucleotídeos que se formam as macromoléculas dos dois tipos de ácidos nucléicos: o ácido ribonuclrico ( RNA ) e o acido desoxirribonucléico ( DNA ). Eles foram assim chamados em função dos açúcar presente em suas moléculas: O RNA