: Ácidos graxos.
Descrever e padronizar o procedimento operacional de hidrogenação dos ácidos graxos.
2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO
▪ A unidade opera continuamente, mas a reação de hidrogenação opera em batelada.
▪ Os ácidos graxos são alimentados do tanque de matéria prima (TQ-2303/04) ao intercambiador de calor P-8504, onde é aquecido recuperando o calor do produto hidrogenado efluente do reator. O fluxo que chega é regulado pela válvula FCV-8501.
▪ Após o aquecedor, P-8504, os ácidos graxos são acumulados no vaso, D-8501, onde a umidade é removida com o vaso em vácuo. A bomba, B-8503 recircula os ácidos graxos de através do aquecedor P-8502, que usando vapor de média aquece o produto elevando a temperatura ate o valor requerido para o inicio da reação.
▪ Um carregamento manual de catalisador é previsto no vaso, V-8501 a cada 4/5 ciclos de reação. Esta operação de carregamento deve ser realizada fechando todas as válvulas no vaso e abrindo a porta de carregamento reservado para este fim. Uma vez que catalisador sólido é adicionado (quantidade requerida para 4/5 ciclos de hidrogenação), a porta de carregamento é fechada e uma quantidade de ácidos graxos hidrogenados é alimentada por linha dedicada ao misturador do catalisador para manter o catalisador em suspensão líquida. Alcançado nível alto no vaso, V-8501 a chave LSXH-8504 fechará a válvula LV-8504 localizada na linha de entrada do misturador do catalisador de ácidos graxos. O operador devera abrir a linha de vácuo do vaso para remover o ar residual. Pelo PI-8591 verificar se o vácuo foi alcançado e então fechar a válvula e abrir a linha de nitrogênio de purga, que devera manter pressão constante através da PCV-8520. Ligar o agitador, B-8523 para impedir depósito de catalisador no fundo do vaso.
▪ Quando a temperatura dos ácidos graxos no D-8501 atingir o valor requerido (em torno de 140°C), e se a permissão de partida do reator for dada (ver Lista de Intertravamento), a operação de