Ácido Hialurónico
Antecedentes: A osteoartrite do joelho afeta até 10% da população idosa. A condição é freqüentemente tratado por intra articular de ácido hialurónico. Foi realizada uma sistemática revisão e meta-análise de randomizados controlados ensaios para avaliar a eficácia deste tratamento.
Métodos: Pesquisamos MEDLINE, EMBASE, CINAHL, BIOSIS eo Cochrane Controlled Registro de Ensaios desde o início até abril de 2004, utilizando uma combinação de termos de pesquisa para joelho osteoartrite e ácido hialurónico e um filtro para randomizado ensaios controlados. Foram extraídos dados de dor em repouso, dor durante ou imediatamente após o movimento, a função articular e adverso eventos.
Resultados: Vinte e dois ensaios que reportaram informação quantitativa utilizável em qualquer um dos pontos finais predefinidos foram identificados e incluídos na revisão sistemática. Ainda que a dor em repouso pode ser melhorada por ácido hialurónico, os dados disponíveis a partir de estes estudos não permitem uma avaliação adequada deste ponto final. Os pacientes que receberam a intervenção experimentado uma redução da dor durante o movimento: a diferença média em uma escala analógica visual de 100 mm foi -3,8 mm (95% de confiança intervalo [IC] -9,1 a 1,4 mm), após 2-6 semanas, -4,3 mm (IC 95% -7,6 a -0,9 mm) depois de 10-14 semanas e -7,1 mm (IC 95% -11,8 para -2,4 mm) depois de 22-30 semanas. No entanto, esta efeito não era compatível com uma diferença clinicamente significativa (deverá ser de cerca de 15 mm no visual analógica escala). Além disso, o efeito foi exagerada por ensaios não relataram uma análise por intenção de tratar. Nenhuma melhoria no joelho função foi observado em qualquer ponto de tempo. Mesmo assim, o efeito de ácido hialurônico em função do joelho foi mais favorável quando alocação não foi ocultado. Os eventos adversos ocorreram ligeiramente com mais