X - 25
Criada na década de 1970, ela incorpora a confirmação dos dados recebidos, isto é ela é confiável e orientada a conexão.
O protocolo X.25 trabalha com dois conceitos DTE (Data Terminal Equipment) e DCE (Data Circuit Terminating Equipment).
• DTE - Computador.
• DCE – Modem, Roteador ou Switch.
O caminho entre o DTE e o DCE é, normalmente, uma rede pública, isto é, a rede da operadora de telefonia oferecendo este serviço. Uma característica ruim das redes X.25 é o atraso causado pelo funcionamento desse protocolo. Cada DCE armazena os dados recebidos para depois enviá-los para o destino, em vez de simplesmente comutar a origem com o destino. Outro ponto a ser levado em conta é que os DCEs, por armazenarem os dados a serem transmitidos para a rede, precisam ter bastante memória para esse armazenamento. Um roteador X.25 é, portanto, mais caro. Transmissão de Dados.
O protocolo X.25 permite o uso de dois tipos de pacotes de dados. No primeiro tipo, chamado módulo 8, o número do pacote e o número de confirmação utilizam 3 bits. No segundo tipo, chamado Módulo 128, o número do pacote e o número de confirmação utilizam 7 bits. O tamanho da janela do protocolo X.25. Dessa forma, em uma conexão usando pacotes Módulo 8, o transmissor pode enviar até oito pacotes antes de receber a confirmação do primeiro pacote pelo receptor. Em uma conexão usando pacotes Módulo 128, o transmissor pode enviar ate 128 pacotes antes de receber a confirmação de recebimento do primeiro pacote. A escolha entre pacotes Módulo 8 ou Módulo 128 depende da implementação da rede. Em alguns casos, a escolha do tipo de pacote se dá quando a rede é implementada. Em outros, é possível escolher o tipo de pacote em cada chamada. A partir do momento em que uma conexão é estabelecida, não é possível alterar o tipo de pacote que está sendo usado. A área de dados do pacote X.25 pode ter um tamanho entre 64 e 4.096 bytes sendo 128 bytes o valor mais comum de ser encontrado. É