Viol^ncia nas Escolas:Qual o papel da gestão?
8º ANO
RESUMO
O presente artigo discute a temática da violência escolar e sua relação com a gestão. Apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório e comparativo, na qual são analisadas na escola com características diferentes, vinculada ao Sistema de Ensino do Município de Cabo Frio. Destaca conceitos sobre violências e suas manifestações na sociedade e nas escolas, trazendo algumas considerações sobre o papel dos gestores. Finalmente, recomenda algumas ações para a gestão escolar e para a elaboração de políticas públicas educacionais, no sentido de prevenir e lidar com situações de violência escolar.
Palavras- chave: violência escolar; gestão; políticas educacionais.
INTRODUÇÃO
Noticiários de TV, jornais e demais meios de comunicação de massa mostram, com freqüência, acontecimentos violentos no âmbito educacional e, inegavelmente, com uma “dose” de forte emoção. Esta é a novidade: a violência adentrou os muros escolares fazendo-se marcante e presente. Que estará acontecendo com esta “sacrossanta” instituição que pretende apenas educar?
Este é um problema que tem afetado a educação, os docentes e principalmente a gestão escolar, que é formada, geralmente, pelo diretor, vice-diretor, coordenadores e orientadores. São estes profissionais que acompanham de perto a ação educativa no cotidiano da escola, cabendo a eles equacionar os problemas que surgem neste ambiente, em busca de soluções.
A questão da violência escolar tem provocado uma série de reflexões acerca do papel da gestão. Esta pesquisa buscou descrever e conceituar as manifestações violentas no ambiente escolar, analisando e comparando duas escolas diferentes, com ênfase no papel dos seus gestores frente ao problema.
É consenso que a violência escolar é algo de suma importância, que deve ser analisada e