Viol~encia contra crianças e adolescentes
RESUMO
O objetivo deste artigo é a discussão da violência contra criança, conceituando as diversas formas em que esta se apresenta: física, sexual, psicológica e a negligência, sendo que esta é a modalidade que será discutida mais especificamente, por ser considerada a forma ou modalidade mais abrangente de violência contra criança. A metodologia adotada é a de revisão bibliográfica, utilizando para isto artigos publicados e livros. A discussão se pautará nos aspectos causadores desta violência, suas raízes sócio econômica, històrica e cultural, observando o indivíduo no contexto em que o mesmo está inserido e quais as possibilidades de superação desta situação de violência.
Palavras-chave: violência. criança. negligência.
Introdução O presente artigo de revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir a violência contra criança em suas diversas modalidades e mais especificamente a negligência. A violência contra a criança está associada a um contexto histórico social e pode se apresentar em múltiplas formas, sendo estas : sexual, física, psicológica e a negligência, esta pode ser classificada como a mais abrangente e segundo pesquisas da UNICEF é a modalidade de violência mais notificada. Violência é toda forma de agressividade intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico; dentre as suas diversas formas, Guerra e Azevedo (2001), destacam algumas delas.
Violência Física - Corresponde ao emprego de força física no processo disciplinador de uma criança, com ações que causem dor física, indo desde um simples tapa até o espancamento fatal. Geralmente os agressores são os próprios pais ou responsáveis que utilizam essa estratégia como forma de domínio e disciplina sobre os filhos.
Violência Sexual - É todo ato ou jogo sexual ocorrido entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular