v rus
Agente causador
Sintomas
Profilaxia
Sarampo
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbilli vírus.
Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema máculo-papular e pele com placas ásperas avermelhadas.
Na imensa maioria das vezes o tratamento é voltado para diminuir os sintomas como febre e tosse, ou para combater alguma complicação quando antibióticos são usados. Casos muito especiais podem necessitar medicação do tipo gama globulina anti-sarampo, visando o próprio vírus ou o reforço da capacidade de defesa geral. O sarampo é certamente a mais grave das chamadas doenças comuns da infância: complicações graves e morte ocorrem em até 3/1000 casos.
Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um flavivírus.
Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia a pele e os olhos ficam amarelos e hemorragias de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina.
Não existe medicamento para combater o vírus da febre amarela. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva.
Varíola
A varíola é causada por infecção com o vírus da varíola, o Orthopoxvírus variolae.
Os primeiros sintomas da varíola costumavam aparecer de 12 a 14 dias após a infecção pelo vírus. Durante o período de incubação, que dura de sete a 17 dias, a pessoa não manifesta nenhum sintoma e também não é capaz de passar a doença para ninguém. Após o período de incubação, no entanto, alguns sinais e sintomas característicos da gripe começam a surgir. Poucos dias depois, manchas vermelhas começam a aparecer no rosto, nas mãos, nos antebraços e, posteriormente, no tronco também.
Não há um medicamento específico para tratamento da varíola. Às