V Cio E Depend Ncia De Computador E Internet
A modernidade nos trouxe muitos avanços e facilidades. Uma delas e talvez a principal que praticamente define a nossa era é o computador. Mas, como toda ferramenta, o computador pode ser usado construtivamente ou destrutivamente. E aqui, não nos referimos aos hackers ou pessoas que usam do computador para fins ilícitos, mas sim de pessoas que são viciadas em computador.
Dependências e transtornos mentais
A área da psicopatologia, que trata dos transtornos mentais, é uma área bastante fluida. Em outras palavras, algo considerado um transtorno hoje pode não ser considerado amanhã. Por exemplo, até a década de 1980, consideravam a homossexualidade como um transtorno mental, mas hoje não. E nessa mesma época, comer compulsivamente não era visto como um transtorno mental, mas hoje sim. Por isso mesmo, é complicado rotularmos determinado comportamento como sendo uma doença ou transtorno mental.
As dependências entram justo aí. Atualmente, os manuais de classificação diagnóstica utilizados (DSM-IV e o CID-10) incluem as dependências como transtornos mentais. Porém, elas são complicadas de se identificar por alguns motivos:
As dependências mais comuns são dependências de substâncias e não de comportamentos, assim é mais fácil encontrar alguém viciado em cocaína do que viciado em trabalho ou computador.
Não existem estudos suficientes para se ter uma estatística confiável de pessoas viciadas em algum comportamento, principalmente porque são poucos que realmente buscam ajuda.
Alguns pesquisadores só consideram a dependência química e não a psicológica, dificultando reconhecer que é possível se viciar em algum comportamento, como trabalho, jogos ou uso de computador.
Como identificar uma dependência
Falando de um ponto de vista puramente psicológico ou comportamental e tentando não cair em terminologias técnicas médicas ou psiquiátricas, podemos definir uma dependência, vício ou adicção como sendo:
Um comportamento que a pessoa