U.R.S.S. E CEI
A situação de crise econômica e a participação russa na Primeira Guerra Mundial favoreceram o ressurgimento dos sovietes. Mas as medidas foram consideradas insuficientes pela população, fortalecendo-se o Partido Bolchevique (comunista), que se inspirava nas ideias de Karl Marx e do socialismo.
O líder dos bolcheviques era Lenin, que defendia que todo poder deveria ser exercido pelos sovietes e o fim da participação russo na guerra. Com isso, conseguiu o apoio popular e revigorou o exército e fortaleceu o Estado: estatização; confisco das grandes propriedades da antiga nobreza e da Igreja ortodoxa; reforma agrária; assinatura do Tratado de Brest-Litovsk com os alemães, para retirada do país da guerra.
Os Bolcheviques faziam massacres para fortalecer seu governo, eliminando os demais partidos políticos e cooperativas.
A excessiva centralização do poder gerou tal crise na sociedade que o próprio estado se viu forçado a procurar estratégias para sobreviver. Assim, Mikhail Gorbachev propôs em 1986 a perestroika (proposta econômica e geopolítica para superar os limites do socialismo, tentativa de modernizar o país e mantê-lo entre as grandes potências mundiais). A perestroika e a glasnost (palavra russa que significa transparencia) tornaram possivel a manifestações de conflitos culturais, religiosos, territoriais, e economicos entre as varias nacionalidades.
Contribuiu em grande parte para a intensificação de um clima de instabilidade causado por agitações nacionalistas, conflitos étnicos e regionais e insatisfação econômica, sendo um dos fatores causadores da ruína da URSS.
CEI
Objetivo era criar uma confederação no lugar do antigo regime autoritário-soviético, centralizado pelo governo de Moscou.
Os pontos fundamentais eram que cada estado-membro mantinha a sua independência, qualquer república seria livre de abandonar a CEI após ter anunciado essa intenção com um ano de antecedência, os membros deveriam trabalhar em conjunto para o