Trabalho - Falcão - Mulheres e o Tráfico
Principais argumentos: Neste livro os autores contam a história de como algumas mulheres passam a interagir, direta e indiretamente, no tráfico de drogas.
Essa obra é de extrema importância, pois trata de um tema forte e nasceu da vivência dos autores que relatam experiências pessoais que vivenciaram antes e durante a elaboração do documentário. É um retrato vivo da realidade vivenciada nos aglomerados do país. Traz temas polêmicos fundamentais para a sociedade e nos faz refletir sobre nosso papel como cidadãos dentro desse universo. Conduzem à reflexão e ao entendimento de como funciona uma rotina atrelada ao universo da drogadição e ao tráfico.
A obra Falcão - Mulheres e o Tráfico faz parte de um projeto que envolve visitas e palestras em penitenciárias, escolas, onde temas como criminalidade, exclusão, violência e drogas são debatidos. Sendo assim, o livro é mais um instrumental para ajudar na divulgação da realidade do trafico e conscientizar a todos nós sobre a importância de entender o tema. E para as entrevistadas foi uma maneira de dizer para o mundo que elas existem sendo culpadas ou vitimas do sistema. O papel das mulheres muitas vezes é periférico, devido ao machismo predominante no mundo das drogas, mas existem muitas que comandam todo esse processo.
Acredito que o trabalho não resolve o problema na sua totalidade mas contribui na interação com esta realidade, interferindo de alguma forma na vida das pessoas, interagindo com os movimentos sociais, dialogando e estimulando investimentos nos aglomerados e principalmente alertando que não devemos ficar alheio a realidade e que todos temos nosso papel como indivíduo e podemos fazer a diferença. Mesmo sabendo que o Governo é responsável por essas questões.