TRABALHO DE PSICOLOGIA – 1ª ETAPA FISIOTERAPIA - INFÂNCIA
INFÂNCIA
A área pediátrica da fisioterapia envolve o trabalho de crianças de 0 a 12 anos. Tem como objetivo, além de reabilitar, cuidar do processo de crescimento e desenvolvimento infantil que quanto mais cedo for feita a intervenção fitoterápica, melhores serão seus resultados no final do tratamento.
A fase em que o bebe deixa de ser completamente dependente de um ambiente protetor e começa a se locomover e se comunicar. Quando ocorre uma enfermidade, é nessa fase onde a criança apresenta maiores dificuldades no desenvolvimento do tratamento fitoterápico, pois a criança nessa idade não compreende a situação pela qual está passando e não vê o profissional da saúde como alguém que servirá de apoio em seu desenvolvimento, por conseguinte a criança acaba não cooperando no tratamento. Essa fase denominamos de lactância, onde é necessário por parte do profissional um bom psicológico para saber lidar com as dificuldades.
Porém, o grau da dificuldade no tratamento não depende somente da idade, mas principalmente da patologia apresentada.
A fase em que o bebe começa a andar, vai de aproximadamente 18 meses a 3 anos, é a fase em que a criança começa a ter uma representação mental do mundo que é causado pelo desenvolvimento da capacidade de imaginar. A ocorrência de uma enfermidade nesse período faz com que a criança se sinta privada do sentimento de competência e auto-domínio, porém nessa fase o profissional vê como a fase boa de lidar com a criança pelo esforço que ela demonstra para evoluir, pois ela sofre com suas limitações por nunca ter tido uma vida sem elas.
Quando a fase pré-escolar começa é quando a criança (de aproximadamente 04 a 06 anos) passa a desenvolver o senso de iniciativa. Se ocorre um problema de saúde durante esse período os pais se tornam ainda mais protetores e isso limita a iniciativa que estava se desenvolvendo na criança. Além disso, é comum que a criança se sinta responsável pela doença