´TRABALHO DE FÍSICA COLISÕES MECÂNICAS
Trabalho de Física I
Novembro de 2011
COLISÕES MECÂNICAS
INTRODUÇÃO
O conceito de colisão é muito importante no curso de física, além dos choques mais simples que iremos tratar, existem colisões extremamente complexas como as estudadas por centros de pesquisa como a NASA, colisões entre partículas. Neste estudo existe a preocupação de materiais capazes a resistir a colisões no espaço. Portanto fiquemos atentos aos detalhes desta discussão.
DEFINIÇÃO
Coques mecânicos ou colisões mecânicas são resultados de interação entre corpos. Podemos dividir essas interações em duas partes:
Deformação: Onde a energia cinética é convertida em energia potencial.
Restituição: A energia potencial é transformada em energia cinética. Essa transformação pode ser total, parcial ou não existir.
É exatamente a forma como a energia potencial é restituída em energia cinética que define os tipos de colisões e é isso que estudaremos agora.
TIPOS DE COLISÃO
COLISÃO ELÁSTICA
Neste tipo de colisão a energia cinética antes da colisão é igual a energia cinética após a colisão, portanto não existe dissipação de energia. Como não houve dissipação podemos concluir que a velocidade após a colisão é trocada, ou seja a velocidade de um corpo passa para outro e vice-versa. Esquematicamente temos:
COLISÃO PARCIALMENTE ELÁSTICA
Na Colisão Parcialmente Elástica temos a energia cinética antes da colisão maior que a energia cinética após a colisão, portanto existe dissipação da energia. Por causa da dissipação da energia a velocidade do conjunto no fim diminui e a velocidade de A e B são diferentes.
Fica ainda uma pergunta: Para onde foi a energia dissipada ?
A energia foi transformada em Calor, por causa do atrito existente na colisão.
Esquematicamente temos: COLISÃO INELÁSTICA
A Colisão Inelástica possui energia cinética antes da colisão maior do que