´tipos de creditos e suas garantias
09 abril 2014 / Garantias / 3 Comentários
Alienação Fiduciária, Aval e Fiança: Conheça os tipos de garantias
Os diferentes tipos de garantia para oferecer na busca de crédito
Conheça um pouco mais sobre o papel das garantias na procura por crédito – Alienação Fiduciária, Fiança, Aval e outros.
Antes de conseguir crédito para a sua empresa, você, como administrador, precisa comprovar que tem capacidade de pagar o valor desejado para que a operação seja menos arriscada e para que sua empresa receba uma melhor proposta.
O processo de análise de crédito de uma instituição financeira envolve as experiências de crédito anteriores da empresa, sua situação cadastral, sua capacidade de gerar receitas para cumprir com as obrigações financeiras e as garantias que podem ser oferecidas.
A garantia possibilita diminuir o risco do financiamento, além de criar mecanismos de proteção para a instituição financeira que irá fornecer o empréstimo para a empresa.
Trocando em miúdos, a garantia de crédito é uma forma de seguro que ajuda a proteger os interesses de um vendedor da possibilidade de não pagamento pelo comprador.
Embora o foco de uma garantia de crédito seja proteger os interesses do vendedor (instituição financeira), há também grande interesse do comprador, uma vez que as garantias podem aumentar as chances da empresa conseguir melhores taxas de juros, por exemplo.
Os tipos de garantia
As garantias garantem o ressarcimento integral ou parcial das perdas das instituições financeiras, no caso de inadimplência.
Geralmente, as instituições financeiras solicitam às empresas tomadoras de financiamento garantias cujo valor atinja entre 100% a 200% do valor solicitado para o empréstimo.
As garantias bancárias podem ser de 2 tipos: pessoais ou reais. Vamos ver um pouco mais sobre elas.
Espécies de garantias pessoais
Este tipo de garantia está baseada na fidelidade do garantidor de cumprir as