Termos da Genética
Gâmetas: Os gâmetas, ou células sexuais, são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos) para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie. No sexo feminino é definido como aquele que produz o gâmeta, maior e geralmente imóvel - o óvulo o gâmeta masculino é chamado de espermatozóide.
Fecundação: chama-se fertilização ao momento em que um espermatozóide penetra num óvulo (nos animais), ou em que o tubo polínico penetra no óvulo (nas plantas) durante o processo de reprodução.
Gene: Segmento de DNA que produz uma cadeia polipeptídica e inclui regiões que antecedem e que seguem a região codificadora, bem como sequências que não são traduzidas (íntrons) que se intercalam aos segmentos codificadores individuais (éxons), que são traduzidos.
Genes Alelos: São aqueles que formam pares e se situam em loci (É o local que cada gene ocupa no cromossomo) correspondentes nos cromossomos homólogos. Eles respondem pelo mesmo caráter, especificidade determinada, ao menos, por um par de genes. ·.
Cromossomos: O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA.
Cromossomos Autossômicos: Autossoma ou autossomo ou cromossomas somáticos são cromossomas que não estão ligados ao sexo e fazem parte do património genético da espécie, junto com os cromossomas sexuais. Mitose: é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e é dividido em cinco fases Prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.
Meiose: é o processo de divisão celular em que