TEORIA AMBIENTAL
Nightingale tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social (embora estesaspectos sejam englobados pelo primeiro).
Esta tendência pode ser melhor compreendida ao considerar-se o contexto no qual Florence deu início à sua atuação como enfermeira, que envolvia o períodoinicial da industrialização na Inglaterra e os campos de Guerra da Criméia onde as péssimas condições de saneamento ambiental e a promiscuidade em que se encontravam os pacientes nos hospitais resultavam emaltas taxas de mortalidade, exigindo atenção imediata e constante.
O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Dentre estes elementos,segundo Florence, destacam-se os que se seguem:
Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, semdeixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”
Iluminação: osdoentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”.
Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar queele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.