T.i. tecnologia. sistemas de informação
Alunos:
Renato Ferreira David
Ariadny Lima
Bruno Rafael Silva
Orientadora
Valquíria Aparecida Rosa
Resumo
Abordar em todos os aspectos as vantagens de usar corretamente todos os processos de desenvolvimento oferecidos pela UML. Auxiliar na definição de um processo de qualidade desde levantamento de requisitos até a implementação do software. Devido à grande quantidade de informações disponíveis e decisões a serem tomadas, a tarefa de elaborar ou melhorar o processo de desenvolvimento de sistemas pode tornar-se árdua. Porém, existem processos em desenvolvimento e outros já finalizados que permitem ao desenvolvedor uma visão ampla do escopo do projeto de modo que se faça padronizar as formas de modelagem para otimizar o tempo de entrega.
Palavras-chave
Processo de Desenvolvimento de Software, Definição de Processos, Análise de Sistemas, Avaliação de Processos, Qualidade de Software, UML.
Aplicação da Análise de Sistemas à Definição de Processos de Desenvolvimento
Um software pode ser visto como um conjunto de procedimentos para criar e gerenciar um conjunto de informações. Em sua maioria, os sistemas são responsáveis por efetuar uma atividade ou operação específica ou um conjunto de atividades de um processo da organização.
Processo é um conjunto de atividades que produz produtos e/ou serviços a clientes. Partindo deste conceito, torna-se clara a semelhança de um processo e um software (produtos intangíveis), ambos são um conjunto de atividades a serem executadas segundo uma base de informações (input) e geram um produto/serviço (output) para um cliente.
Apesar de processo e software não serem exatamente o mesmo, ambos se caracterizam como produtos abstratos e possuem definições muito similares. Grandes partes dos softwares desenvolvidos no mercado são a automatização de processos das organizações.
A área de Engenharia de Software têm desenvolvido abordagens disciplinadas e poderosas para