T. i. responsabilidade social
OBJETIVO
Relatar as ações da empresa EMIVE evidenciadas através de visita técnica, buscando entender o processo de adoção do programa de Responsabilidade Social proposto e como é desenvolvido.
JUSTIFICATIVA
Hoje em dia as empresas têm de enfrentar vários desafios para permanecer no mercado e tem sido pressionada por todos as partes envolvidas no seu negócio para adoção de uma postura mais responsável socialmente falando.
Do ponto de vista de competitividade e marketing, o capital humano tem sido valorizado fazendo com que as empresas se dediquem a investir recursos e esforços no sentido de atender cada vez mais as necessidades desse ativo intangível.
O trabalho interdisciplinar possibilita demonstrar o envolvimento dos conteúdos estudados em cada disciplina por nós e ação desenvolvida pela empresa. A elaboração do relatório de visita técnica sobre o tema RS empresarial é de fundamental importância para nosso desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional.
1. REFERENCIAL TEÓRICO
As transformações sócio-econômicas dos últimos vinte anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas quase que exclusivamente a otimização do lucro financeiro. Estas mudanças têm colocado a sociedade em um desequilíbrio sensível. Em função da capacidade da necessidade de junção dos capitais financeiros e humanos, as empresas têm uma inerente responsabilidade social.
Segundo o Livro Verde de Comissão Européia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Tendo essa visão, as administrações das empresas não devem ser voltadas somente para o cumprimento dos interesses da diretoria, mas também para os interesses de seus colaboradores, clientes e a sociedade em geral.
Capra (1982, p.14), mostra que a visão atual de mundo e seus sistemas de valores estão na base de nossa cultura, sendo