T.g.a consultoria
O presente artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as estratégias corporativas utilizadas pela Brasilata – Embalagens Metálicas S/A, uma das mais premiadas empresas brasileiras por suas inovações, para estimular o empreendedorismo corporativo em sua organização, desde 1985, vem adotando o modelo de gestão baseado em técnicas japonesas de administração participativa tem uma visão de longo prazo, na busca da melhoria contínua através de equipes, que exercitam sua criatividade e inovação.A empresa é reconhecida como uma das mais inovadoras no Brasil, graças ao Projeto Simplificação (Sistema Brasilata de Sugestões), implantado em 1987, inspirado no “Sistema Toyota de Sugestões”.
Projeto Simplificação.
O Projeto Simplificação é um canal formal para a apresentação de idéias pelos funcionários. Nele, o funcionário é estimulado a apresentar idéias isoladamente ou em grupo. A decisão quanto à aprovação e implantação das idéias, na maioria dos casos é delegada ao pessoal de linha de frente. As premiações acontecem semestralmente e seguindo o estilo japonês, os prêmios são (e sempre foram) simbólicos. No evento, o inventor explica a idéia e, solenemente, recebe o prêmio das mãos de um diretor ou gerente.
O Projeto nasceu com as seguintes características: * Canal de comunicação em duplo sentido; * Demanda elevado envolvimento da alta direção e das chefias; * Não se baseia em estímulo monetário, mas na consciência de que é necessário fortalecer a empresa para atuar num ambiente sujeito a altas turbulências; e * O próprio pessoal de linha aprova e implementa as idéias.
Relacionamento de Longo Prazo. O Ser Humano é para a Brasilata um valor acima dos outros. A empresa escolheu como estratégica competitiva a criação de valor pela inovação, cuja única fonte é as pessoas.
Assim a Mulher e o Homem Brasilata são os responsáveis diretos pelas idéias que dão origem às inovações. A empresa mantém uma relação de emprego de longo prazo o que faz com que as