T Ingl S
Ser voluntário é doar o tempo para causas de interesses sociais. A ação voluntária requer preparação e responsabilidades. O voluntariado é uma forma de participação cidadã, da qual todos os indivíduos, sem restrição física, social, de escolaridade ou financeira, podem participar.
O papel dos voluntários, antes tido como filantrópico e assistencialista, hoje representa um marco de transformação social que amplia o alcance desse serviço em diferentes atividades e agrega valores.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no Manual do Voluntário: "o voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos".
No Brasil, a Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre os serviços voluntários, define o voluntariado como o trabalho não-remunerado realizado por pessoas físicas, que não gera nenhum tipo de vínculo empregatício, obrigações trabalhistas ou previdenciárias.
O voluntário é aquele que está disposto a olhar o outro, importando-se com ele e fazendo algo de bom pela pessoa que pretende ajudar, doando para isso seu tempo, trabalho e talento. Em situações de desastres, os voluntários, devidamente capacitados e em sintonia com os órgãos oficiais responsáveis, podem contribuir trazendo novas idéias, executando tarefas, exercendo funções específicas e, principalmente, multiplicando esforços.
Por canalizar esforços de pessoas de diferentes áreas e diferentes níveis hierárquicos num propósito comum, muitos voluntários concordam que as ações de voluntariado derrubam quaisquer barreiras impostas pela rotina do trabalho. Além disso, estimulam o sentimento de equipe, o que propicia uma integração ainda maior.
Benefícios do Trabalho Voluntário
O voluntariado tem um impacto significativo e positivo na comunidade. Mas também traz vantagens para o próprio voluntário. Pode