T. em Informática
Os processadores foram inventados na década de 70 por uma empresa chamada Intel. Com o sucesso obtido, várias outras empresas começaram a construir os seus próprios processadores. No início da década de 80 quando a IBM projetava o seus PC, a mesma decidiu usar processadores da família Intel, mais especificamente um chamado 8088. Outras empresas que lançaram também computadores pessoais, como a Apple, optaram por criar sua própria linha de computadores, usando outra linha de processadores incompatíveis com a família Intel.
Cada processador possui uma arquitetura deferente e seu próprio conjunto de instruções. É por esse motivo que um, Macintosh não consegue executar diretamente um programa de PC ou vice-versa.
Para que você entenda a fundo como os processadores funcionam é necessário o estudo de cada uma das gerações de processadores X86.
1ª Geração - Processadores 8086/8088 -> Foi o primeiro processador usado no PC. Apesar de ser um processador de 16 bits só acessava a memória a 8 bits por vez. Isso foi feito porque na época não existiam circuitos de apoio que funcionavam com 16 bits, e os existentes eram muito caros, o que faria com o que o PC custasse uma fortuna.
2ª Geração – Processadores 80286 -> Esse processador introduziu um modo de operação chamado modo Modo Protegido, que permitia ao processador acessar 16mb de memória RAM, entre outros recursos como Multitarefa e Proteção de Memória. Através de um modo de operação chamado Modo Real, permitia que o processador se comportasse como se fosse um 8086, permitindo executar programas originalmente escritos para o primeiro PC.
3ª Geração – 80386 -> Foi o verdadeiro carco na evolução das processadores x86. O processador passou a ser de 32 bits e ter um modo protegido que funcionava, permitindo um acesso direto a memória de até 4 Gb e recursos como multitarefa, proteção de memória e memória virtual. Nesta mesma época foi introduzido o conceito de memória cache, que nesta