T CNICAS DE ENSAIO
_ Rui Miguel de Araújo e Silva
_ Temática: Problemática das técnicas de ensaio: -trabalho individual do maestro; - Ensaio.
_ Capítulo 1 – Preparação e planificação
Quanto ao trabalho individual do maestro, a 1ª etapa é a “Preparação e Planificação”.
4 aspectos: conhecer a partitura, conhecer o ensemble, identificação de problemas e planificação do tempo útil de ensaio. Na minha opinião, além de se identificar os problemas deve também antecipar-se algumas hipóteses de resolução dos mesmos, pois este aspecto influencia o tempo de ensaio. Deve ter-se em vista o manter-se fiel à intenção musical do compositor (quando conhecida) e, do ponto de vista prático, ter uma linguagem e ideias claras que a orquestra perceba.
_ Estudo da partitura
Segundo o autor, o estudo da partitura deve seguir uma abordagem (1) Macro (aproximação à partitura)----» (2) Micro (análise da partitura)----» (3) Macro (síntese da partitura). Este é o ponto de partida e o mais importante, pois “todo o trabalho desenvolvido durante o ensaio da orquestra é um reflexo do trabalho e do estudo individual desenvolvido pelo maestro”. (pág.75)
(1)Aproximação à partitura
Orientações gerais:
● notas introdutórias;
● instrumentação;
● disposição orquestral;
● tempos, mudanças de compasso e tonalidade;
● termos e notações desconhecidas.
Leitura da partitura:
● captar uma imagem do todo da obra
(2) Análise da partitura:
Abordagem pormenorizada dos elementos estruturais da obra-melodia, harmonia, forma, ritmo, instrumentações e textura, dinâmicas, articulações estilísticas e termos expressivos.
(3) Síntese da partitura:
Esta fase serve para dar um sentido interpretativo à obra. Segundo o autor, deve-se aplicar o conhecimento obtido das etapas anteriores, juntamente co a informação obtida sobre o autor e o estilo da obra. Refere também que “o objectivo final do estudo