T Cnica Diet Tica
É a aplicação de métodos e de técnicas, para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, transporte, distribuição e utilização dos alimentos. Inclui a sequência de operações desde a seleção da matéria prima, processamento até o consumo dos alimentos.
(PHILIPP, 2006)
Operações básicas da tecnologia de alimentos -De ordem física - conservação pelo uso do calor e frio; - De ordem química - emprego de aditivos, reguladores de pH;
- De ordem biológica - emprego de enzimas e microrganismos
A Indústria de Alimentos utiliza os processos físicos, químicos e biológicos separados ou associados com o objetivo de transformar matérias primas alimentares em produtos adequados ao consumo humano e de longa vida de prateleira.
(GAVA, 2002)
Alterações dos alimentos
Os alimentos qualquer que seja a sua origem e estado estão sujeitos a sofrerem alterações, deteriorando-se quando não consumidos logo após a colheita ou abate. Alterações de alimentos são todas as mudanças que nos ocorrem mesmos podendo afetar parcial ou totalmente suas características essenciais, por comprometimento de suas qualidades físicas, químicas e nutritivas.
Estima-se que as alterações de alimentos, desde a sua etapa de produção, até a de seu consumo, alcançam a percentagem de 30%.Quando o alimento se apresenta alterado, não quer dizer que o mesmo não possa ser consumido pois dependerá do tipo e grau da alteração.
Quando o produto é parcialmente alterado e as transformações são de pouca intensidade e se limitam à sua superfície, com a exclusão das partes afetadas, elas podem ser recrutadas como matéria-prima, na fabricação de seus derivados. No caso da alteração abranger a totalidade do alimento, a ingestão deste é inteiramente contra indicada; seu aproveitamento é tolerado na indústria de adubos, de sabão etc.
Entre os produtos que, mesmo com alterações, são aproveitados, encontram-se: leite “talhado” (para fazer requeijão), as frutas fermentadas (para a obtenção de